Como o marketing digital é um campo em constante crescimento, as estratégias vão seguir este mesmo padrão de mudança. Porém, abaixo mostramos algumas das estratégias mais usadas atualmente.
Search Engine Marketing (SEM)
Enquanto o SEO leva um tempo até que comece a trazer tráfego, o Search Engine Marketing (SEM) oferece um resultado instantâneo quando você mira suas campanhas para seus clientes em potencial.
Ele é o processo de conquistar tráfego por adquirir anúncios nos motores de busca. Os seus anúncios vão aparecer no topo ou nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP) destacados com um ícone amarelo bem ao lado deles.
Essa estratégia é frequentemente chamada de busca paga ou anúncios do tipo pay-per-click (PPC ou paga-por-clique). Antes, essa prática era mais conhecida como Google Adwords e, atualmente, ela é referenciada apenas como Google Ads.
Os anúncios por PPC são eficientes para muitos tipos de negócios. Mas, de acordo com uma pesquisa, 64% dos consumidores só clicam em um anúncio do Google quando eles querem comprar itens online.
Você pode personalizar seus anúncios de PPC para que eles apareçam quando palavras-chaves específicas são digitadas nos navegadores. Além de também criar anúncios que são direcionados a uma gama de clientes em potencial.
Mais importante que isso, você só paga quando alguém clica no anúncio. Então, você pode definir a uma parte do seu orçamento que vai ser alocado para anúncios PPC de uma forma mais precisa quando for usar esse tipo de estratégia de marketing.
A busca paga funciona bem porque o custo que você precisa pagar pelo anúncio é pequeno quando comparado aos lucros que você vai conseguir.
Search Engine Optimization (SEO)
A maioria dos usuários de internet usam os motores de busca para procurar por informações sobre marcas, produtos ou serviços.
Além disso, até 90% deles vai escolher uma marca depois de pesquisar em links mostrados nos resultados dos motores de busca (SERPs).
Se seu site não está no topos dos resultados de busca, você provavelmente não vai conseguir alcançar e nem atrair seus clientes em potencial. Mas como?
Saiba que a grande maioria dos usuários filtram as informações dos SERPs, mas só uma minúscula parte deles vai até a terceira página. Por conta disso, aparecer na primeira página dos SERPs é crucial para ter sucesso no marketing digital.
Isso pode ser conquistado aplicando alguns princípios de SEO para os maiores conseguir rankings orgânicos em todos os buscadores, como o Google, o Bing, Yahoo ou o Index.
O que você precisa fazer é uma pesquisa assertiva de palavras-chaves, otimizar seu site, usar link building naturalmente e criar conteúdos relevantes que ajudem seus usuários. Com isso, você pode sempre engajar com clientes em potencial que vêm pelos SERPs.
Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é uma estratégia na qual pessoas (afiliados) divulgam um produto, site ou serviço de uma empresa em troca de uma comissão por cada venda que fazem.
As comissões podem variar dependendo do programa de afiliados que você escolher entrar. Elas podem ser um valor fixo ou uma porcentagem do preço da venda. Geralmente, essas conversões são monitoradas por meio do link de afiliado, que nada mais é do que um link personalizado. Esse link é usado por cada afiliado usar para divulgar o produto ou serviço.
Trabalhar com Marketing de Afiliados tem várias vantagens. Entre elas: a oportunidade de ganhar dinheiro online sem ter que fazer altos investimentos, a facilidade de entrar em um programa de afiliado (baixa barreira), e não precisar criar o produto — e muito menos se preocupar com o envio e a devolução dele.
O que você precisa fazer é só procurar por negócios ou empresas que tenham alguma relação com o seu nicho. Isso aumenta as possibilidades dos seus visitantes se interessarem pelo produto ou serviço promovido, aumentando suas chances de ter boas vendas.
Depois, se cadastre no programa de afiliados que eles oferecem e divulgue o seu link por meio do seu site, blog ou redes sociais. Seja criativo, já que não tem ninguém melhor do que você para saber a melhor maneira de se comunicar com o seu público alvo.
Lembre-se de monitorar as transações e se for necessário, atualizar os produtos oferecidos dependendo do interesse dos seus visitantes.
Marketing em Redes Sociais
As redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIN, Pinterest, Instagram, Reddit, YouTube, entre outras) são uma excelente lugar para anunciar seu negócio. Ainda mais quando levamos em conta que metade da população mundial têm contas ativas nessas redes.
Além disso, considerando que seus clientes em potencial passam um terço do seu tempo online em redes sociais, é mais do que vital fazer publicidades nessas redes como parte da sua estratégia digital de marketing.
Isso vai permitir que você consiga atingir uma base de cliente maior e mais engajada, por um custo razoável, fazendo interações mais direcionadas de pessoa em pessoa.
Tudo isso vai efetivamente promover sua marca e seus conteúdos nas redes sociais, melhorando a consciência dos usuários sobre seu negócio e trazendo ainda mais tráfego para as paǵinas dos seus produtos e serviços.
Porém, você precisa planejar e executar uma estratégia apropriada de marketing em redes sociais para ter o crescimento que você espera.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo foca em criar, publicar e distribuir conteúdos para seu público-alvo. Essa é a estratégia que melhor combina com SEO e SEM, sendo que ela traz resultados muito eficientes para consciência de marca, crescimento de tráfego orgânico e novos consumidores.
O marketing de conteúdo abrange qualquer estratégia de marketing que usa o conteúdo como base. Isso inclui postagens de blog e em redes sociais, infográficos, materiais ricos, ebooks, fotos, vídeos e assim por diante. Ele influencia quase todas as outras estratégias de marketing online.
Como o conteúdo é a principal atração desta estratégia de marketing digital, é importante manter a qualidade dos conteúdos lá em cima, garantindo que ele seja útil e relevante para os leitores.
Você pode fazer isso pesquisando melhor quem são seus visitantes, descobrindo quais as palavras-chaves que eles mais usam e buscam antes de criar conteúdos informativos e confiáveis.
Isso ajuda seus clientes em potencial a verem você e seu negócio como uma fonte valiosa de informação de qualidade, além de encorajá-los a usar seus produtos e serviços. Seus engajamentos, tráfego orgânico e transações tendem a aumentar com o tempo.
Email Marketing
O email marketing é uma forma de se comunicar com sua audiência nutrindo um relacionamento com clientes que você já tem.
Você pode manter contato com seus consumidores, seguidores ou assinantes com emails que vão além da pura promoção de conteúdos. Em vez disso, você pode criar conexões mais fortes com emails sazonais, newsletters, lembretes, promoções exclusivas ou anúncios relâmpagos.
Se você já tem um site com conteúdos de qualidade e que tem bons rankings nos motores de busca, é provável que também já tenha um número considerável de seguidores e assinantes que pode contactá-los agora mesmo.
Para fazer com que eles sigam se relacionando com a sua marca e se transformem em consumidores fiéis, você pode criar um circuito de emails, fazendo interações mais pessoais e oferecendo descontos exclusivos ou até mesmo itens gratuitos.
O WordPress é perfeito para email marketing, já que ele facilita a criação e o disparo de emails transacionais. Você só precisa otimizar as mensagens e o conteúdo deles para propósitos de marketing.
O email marketing pode ser o melhor aprimoramento em estratégia de marketing que você pode usar para manter e melhorar seu negócio online.
Marketing de Automação
Por último, mas não menos importante, a automação de marketing é uma plataforma útil que combina todas as suas estratégias de marketing juntas. Essa função nada mais é do que um software que ajuda a automatizar suas operações de marketing.
Muitos negócios podem querer automatizar campanhas de marketing que se repetem para poupar tempo. Isso inclui newsletters, agendamento de postagens em redes sociais, monitoramento de dados e relatórios.
Quando usada com eficiência, a automação de marketing pode ajudar você a ter melhores percepções de quais campanhas estão funcionando e quais não estão. Mais importante que isso, ela vai medir os resultados e o ROI das suas campanhas digitais, ajudando você a crescer ainda mais rápido.
Tenha em mente que todas as estratégias de marketing digital mencionadas acimas estão relacionadas umas às outras e funcionam melhor quando são combinadas, já que uma complementa a outra.