Marketing Digital é o processo de promover produtos ou serviços para seus clientes em potencial através da internet.
A internet abriu as possibilidades com a chegada das plataformas online, como as redes sociais, emails e até mesmo sites para espalhar suas mensagens, alcançar seus objetivos de negócio e engajar com um público cada vez maior. Tudo isso por um custo reduzido.
Para ter uma ideia melhor, a internet está disponível para cerca de 53,6% da população mundial. Isso significa que a maior parte das pessoas passam muito tempo online.
Todo mundo pode ter total acesso à informação de qualquer plataforma, seja em um computador ou um dispositivo móvel, desde que exista uma conexão com a internet.
Com a acessibilidade da internet hoje em dia, o número de pessoas que podem ficar online está sempre aumentando.
O Marketing Digital substituiu a maioria das estratégias de marketing tradicionais, pois ela é voltada especificamente para alcançar os consumidores de hoje.
Alguns tipos de mídia, como jornais, revistas, TV, rádio, telemarketing, marketing de SMS, outdoors e panfletos, assim como outras plataformas de promoção de negócios, têm sido cada vez menos efetivos.
O Marketing Digital é altamente promissor, sendo economicamente viável e uma estratégia acessível para você escalar seu negócio.
Gaste Menos, Alcance Mais
O Marketing Digital permite que você gaste menos dinheiro enquanto consegue alcançar um público ainda maior. Comparado ao marketing tradicional, você pode se aproximar das pessoas pela internet sem precisar alocar um orçamento extra para os seus anúncios.
Você pode simplesmente usar canais de marketing digital, como sites ou redes sociais, todos destacados com conteúdos específicos para o seu público-alvo, além de ser informativo e bem estruturado.
Também existe a opção de anunciar seus produtos usando as ferramentas de publicidade das redes sociais, Google Ads ou, ainda, pelo envio de emails periódicos.
Por exemplo, se você anunciar seu produtos em um outdoor pela rua, você vai conseguir alcançar apenas a sua audiência local. E, se você quiser atingir um público maior com ele, vai precisar pagar uma quantia extra para o aluguel de outros outdoors, além de mais recursos para novas publicações.
Agora, se você promover seus produtos e serviços pelas postagens e ferramentas de publicidade das redes sociais, é muito provável que você gaste menos do que vai arrecadar, considerando que você faça uma pesquisa antes de executar sua estratégia. O céu é realmente o limite com o marketing digital.
A Presença Online Importa
Diferente do marketing tradicional, onde a presença online não é tão importante, no marketing digital, ter uma presença online marcante e forte faz toda a diferença.
Ela permite um engajamento ainda maior dos usuários, além de ajuda na própria reputação da marca, podendo influenciar em taxas de conversões ainda maiores.
Dito isso, você precisa caprichar na qualidade dos conteúdos em todas as plataformas de marketing que for usar, seja um site ou uma rede social, como Facebook, Twitter e Instagram.
Por exemplo, o Twitter não é exatamente o melhor lugar para postar fotos, vídeos e anúncios sobre coisas próprias da marca. Já o Instagram e o Facebook são.
Aprenda mais sobre cada plataforma, poste conteúdos de forma consistente e deixe sua base de cliente crescer organicamente.
Junto a isso, certifique-se de adicionar valor aos seus conteúdos. Em vez de bombardear sua audiência com anúncios e promoções, crie tutoriais do tipo “faça você mesmo”, escreva artigos informativos e publique outros tipos de conteúdos relevantes.
Não se esqueça de responder aos comentários também. Manter seus visitantes e leitores engajados e construir uma conexão de longo prazo com as pessoas que seguem você é uma das chaves de sucesso de qualquer campanha de marketing digital.
Escalabilidade
Não é difícil começar com marketing digital. Usando a internet como uma mídia de marketing é como abrir as portas para novas oportunidades.
Mais importante que isso, o marketing digital permite atribuir modelos que ajudam a identificar tendências na forma como as pessoas buscam e compram um produto. Isso ajuda e tomar decisões ainda mais assertivas e a escolher as estratégias de marketing que mais combinam com o que é necessário naquele momento, além de poder refiná-las sem demoras.
Depois de definir seus objetivos, fica fácil tomar os próximos passos. Você pode começar definindo um orçamento inicial, planejar sua estratégia, mensurar seus resultados e planejar qual será o futuro do seu negócio.
Todas essas qualidades com certeza não podem ser encontradas no marketing tradicional, onde tudo é muito menos previsível e muito mais engessado.